Animação de frames-chave
O Earth Studio oferece diversas ferramentas de animação com base nas práticas padrão do setor. Se você não tem muita experiência nisso, não se preocupe. Os conceitos básicos são fáceis de aprender e muito eficientes.
Visão geral
Assim como a maioria dos softwares de animação digital, a animação no Earth Studio é criada em torno do conceito de frames-chave. Usamos um frame-chave para definir o valor de um atributo salvo em um ponto específico no tempo (no nosso caso, um frame).
Quando definimos dois frames-chave, o Earth Studio cria automaticamente intervalos entre eles, calculando todos os valores intermediários para gerar uma transição suave.
Existem algumas maneiras diferentes de configurar frames-chave no Earth Studio, e você poderá usar métodos distintos, dependendo da situação.
Como usar os botões de frame-chave
O método mais fácil de criar frames-chave é posicionar sua câmera na janela de visualização e clicar no botão "Definir tudo como frame-chave" na parte superior da lista de atributos. Isso salvará a visualização exata do globo no frame ativo no momento. Mova o marcador para um novo frame e repita todas as etapas acima. Agora você acabou de criar um segmento de frames-chave: sua primeira animação.
Para um controle mais preciso, basta definir os atributos como frames-chave individualmente, usando os respectivos botões. As únicas exceções são os atributos de posição (latitude, longitude e altitude), já que são vinculados. Leia sobre Adaptação logarítmica para descobrir o motivo disso.
Alterações não salvas
Os frames-chave precisam ser adicionados manualmente. As alterações na sua visualização do globo não serão salvas até que você clique no botão do frame-chave. Com isso, é possível se movimentar pelo mundo sem corromper as animações existentes.
Quando a visualização atual do globo não tiver sido salva em um frame-chave, os botões afetados ficarão amarelos. Assim, você pode adicionar/atualizar o valor de um frame-chave ou simplesmente mover o marcador para fora dele e retornar aos valores salvos.
Como inserir valores diretamente
Ao lado de cada atributo, você verá o valor atual dele, que é atualizado dinamicamente para corresponder à sua visualização do globo. É possível inserir um novo valor clicando nesse campo. Quando você pressiona Enter, um frame-chave é gerado automaticamente para esse atributo, na posição atual do marcador, e a janela de visualização é atualizada para refletir as alterações.
Também é possível clicar e arrastar ← / → sobre o campo de valor para deslocar o marcador. Pressionar ⇧ arrasta ainda mais rápido. Manter ⌘ pressionado diminui a velocidade de deslocamento. Puxar o marcador de um valor criará automaticamente um novo frame-chave ou, então, atualizará um já existente.
Os frames-chave e o marcador
Você deve ter notado que todos esses métodos dependem do posicionamento do marcador. Para fazer alterações de forma mais rápida, mude para o frame-chave anterior/seguinte usando as teclas J e K, respectivamente.
Há apenas uma exceção: é possível clicar duas vezes em um frame-chave para alterar o valor dele, mesmo que o marcador esteja em outro frame.