Práticas recomendadas

As imagens do Earth Studio têm qualidade e escopo incríveis, mas muitos fatores influenciam como elas são exibidas na sua animação. Veja mais detalhes sobre as imagens em 3D e de satélite da Terra e conheça algumas das nossas dicas de pós-produção para garantir os melhores resultados possíveis.

Como usar imagens em 3D

Os dados em 3D de cidades do Earth Studio, quando usados da forma correta, podem gerar animações cinematográficas, com um visual fotorrealista. As dicas a seguir ajudam você a atingir esse nível de qualidade. Consulte-as quando estiver decidindo como enquadrar o objeto e animar sua cena.

Como explorar as cidades em 3D disponíveis

Praticamente toda a Terra contém dados de terrenos em 3D (montanhas, vales e outros recursos topográficos de grande escala). No entanto, cada vez mais, centros urbanos e pontos de referência naturais do planeta são representados em uma geometria 3D ainda mais detalhada. Recursos menores, como edifícios, pontes e até mesmo árvores, são representados com alto grau de precisão.

Você pode visualizar todas as cidades com dados em 3D diretamente no Earth Studio. Basta clicar na opção Cidades em 3D disponíveis no menu "Visualização" para sobrepor um mapa interativo ao globo.

Não aproxime demais

As imagens em 3D no Earth Studio têm resolução incrivelmente alta, mas a nitidez delas é prejudicada quando a câmera está em baixas altitudes, principalmente em áreas remotas da Terra.

Ao enquadrar suas cenas, evite situações que aproximem a câmera de prédios ou de outros pontos de referência. Texturas imprecisas na sua renderização são um sinal de que você aproximou demais. Tente afastar um pouco para visualizar imagens mais nítidas.

Qualidade de imagem no nível da rua

Nas cidades, as texturas e as malhas podem ter uma qualidade inferior no nível da rua. Evite posicionar a câmera muito perto do chão ou entre edifícios, porque esses ângulos tendem a gerar problemas.

A geometria e as texturas não são muito atrativas no nível da rua. Evite cenas que revelem essas deficiências.

Evite inclinação excessiva da câmera

Quanto mais a inclinação da câmera aumenta, mais a geometria fica visível no frame. Para compensar e manter o desempenho, o Earth Studio reduz o modelo 3D e os dados de textura. Isso pode resultar em imagens de baixa qualidade na sua animação final.

A geometria e as texturas têm qualidade mais baixa em ângulos de alta inclinação, especialmente nos edifícios em segundo plano

Como regra geral, os dados em 3D da cidade ficam melhores quando vistos de um ângulo de inclinação da câmera entre 40° e 60°. Essa é a correspondência mais próxima da inclinação em que a captura original foi feita, ou seja, a partir de planos de baixa altitude.

Dito isso, as regras são feitas para serem quebradas. Seja criativo na sua composição de cenas e aproveite alguns dos [atributos cinematográficos]](../advanced-features/special-attributes/) para atingir os melhores resultados.

Como usar imagens de satélite

O globo no Earth Studio é composto inteiramente por imagens de satélite, muitas delas em alta resolução, que são atualizadas para aumentar a qualidade e refletir o cenário atual do mundo de forma mais adequada. A maioria delas tem entre um e três anos.

Embora a cobertura seja praticamente global, o nível de detalhamento varia de acordo com o local. Em alguns locais, é possível ver diferenças, em regiões quadradas distintas no globo. Essas regiões são blocos de imagens que compõem a Terra no Earth Studio.

Blocos de imagens

As imagens da Terra são subdivididas em blocos de dados. À medida que você aumenta o zoom, grandes blocos se dividem em outros menores, cada um com imagens mais detalhadas. Isso significa que existem vários blocos de imagens para qualquer ponto do globo. Alguns têm muitas subdivisões (cidades e áreas povoadas) e outros têm poucas (regiões remotas, como as calotas polares). O Earth Studio escolhe quais blocos serão exibidos com base na altitude da sua câmera.

Às vezes, você verá as divisões entre os blocos de imagens na animação renderizada, especialmente em áreas menos povoadas da Terra. Eles são atualizados com frequência em intervalos diferentes e com níveis variados de detalhes. Então, é possível ver dois conjuntos de dados de determinadas imagens, capturados por diferentes satélites, em anos distintos. Se sua animação permitir, tente ajustar a altitude para que o Earth Studio use um conjunto de blocos diferente. Você também pode tentar renderizar com uma qualidade de renderização mais baixa.

Conjuntos de blocos incompatíveis em uma área remota do norte do Canadá, visíveis apenas abaixo de uma determinada altitude

O Google Earth coleta imagens com a maior resolução possível e trabalha para eliminar as divisões, as descolorações e outros artefatos de imagens. Saiba mais.

Superamostragem para aumentar a qualidade

O Earth Studio usa o tamanho do frame para determinar o nível de qualidade da malha e da textura. Isso significa que uma renderização maior que o padrão de 1.080p terá dados de qualidade muito mais alta com mais geometria no segundo plano e malhas de alta qualidade no primeiro plano.

Quando você perceber que a qualidade dos dados em 3D está baixa, como quando a câmera está em um ângulo menor, tente renderizar com o dobro da resolução padrão (3.840 x 2.160). A renderização final terá muito mais detalhes. Depois, você pode reduzir a renderização para 1.080p no software de edição de sua escolha.

Como reduzir o efeito Moiré

A técnica de superamostragem também ajuda a minimizar características de ondulação, comuns em áreas com texturas complexas e repetitivas, como padrões de Moiré tremulantes em janelas de arranha-céus.

Padrões de Moiré em arranha-céus em uma renderização nativa de 1.920 x 1.080 x uma renderização de 3.840 x 2.160 reduzida para 1.080p

Como adicionar formas e etiquetas

As sobreposições permitem adicionar fronteiras, formas e texto usando o formato KML. Saiba mais sobre KML

Geralmente, é mais fácil usar um software de composição para incorporar esses elementos às suas imagens após a renderização. Isso proporciona controle total sobre o estilo e permite efeitos mais complexos, como traçados de caminhos. A exportação de câmera 3D agiliza e simplifica esse processo.

Elementos, como etiquetas e caminhos, podem ser adicionados e animados com ferramentas de composição.