Visualização múltipla
No Earth Studio, os trabalhos mais simples são realizados com o olhar através das lentes. Isso tem seus limites, porque se você está sempre dentro da câmera, não há como visualizar claramente o caminho que ela fará entre dois frames-chave.
Com a visualização múltipla, você tem um método novo de animar imagens da Terra. É possível ver a posição e a forma do caminho da sua câmera a partir de uma perspectiva externa, editar esse caminho e até exibir várias janelas de visualização de uma vez só.
Visão geral
Quando falamos sobre a visualização múltipla, abrangemos dois conceitos:
- Como ativar e mudar para a perspectiva de outras janelas de visualização que não sejam da câmera.
- Como trabalhar nessas janelas para criar e editar animações.
Existem seis janelas de visualização, incluindo aquela da câmera. Elas são compostas pela visualização superior e quatro visualizações laterais (norte, sul, leste e oeste).
Como ativar a visualização múltipla
Você pode acessá-la no menu Visualização > Visualização múltipla ou na lista suspensa no canto inferior direito da janela. Selecione um número de janelas de visualização, e o Earth Studio será atualizado para exibi-las. É possível usar as teclas 1 a 4 para alternar rapidamente entre elas.
A quantidade de janelas de visualização exibidas depende do tamanho da janela do navegador. O Earth Studio desativa as janelas 3 e 4 quando o navegador é muito pequeno.
O modo de visualização múltipla também será ativado por padrão quando você definir um Alvo da câmera.
Opções de janelas de visualização
Como mudar os ângulos das janelas
É possível alterar o ângulo em qualquer janela de visualização usando o menu suspenso no canto superior esquerdo, mesmo quando somente uma delas estiver visível. Você também pode alternar a visualização da câmera do modo padrão para outras opções, a qualquer momento.
Configurações da visualização múltipla
O menu de configurações no canto superior esquerdo de cada visualização múltipla tem duas opções de ajuste. A primeira, Acompanhar a câmera durante a reprodução, move e redimensiona automaticamente a janela de visualização quando a câmera sai do frame durante a reprodução. A segunda, Mostrar o caminho completo durante a reprodução, reenquadra a janela para ajustar todos os caminhos na reprodução. Desmarcar ambas as opções manterá a visualização múltipla estática durante a reprodução.
Navegação da visualização múltipla
A navegação das visualizações superior e laterais são diferentes no Earth Studio.
Visualização superior
Movimentar-se na visualização superior é semelhante a navegar no Google Maps. Clique e arraste o mapa para se deslocar e role para aumentar o zoom. Se você precisar de uma navegação mais rápida, pressione ⇧ enquanto arrasta para selecionar um conjunto de frames-chave. Em seguida, pressione Z para aplicar zoom e ajustar a seleção ao frame.
Visualizações laterais
A movimentação em uma vista lateral é semelhante à navegação no editor de curvas. Pressione ␣ enquanto arrasta para deslocar sua visualização e role para aumentar o zoom.
Como editar animações
Com a visualização múltipla, você tem o controle de cada elemento espacial da animação. Qualquer elemento relacionado à posição da câmera, aos frames-chave ou ao alvo pode ser editado.
Como ajustar a câmera
Todas as janelas de visualização, incluindo aquela da câmera, são vinculadas de forma dinâmica. As alterações na câmera (a pirâmide vermelha) ou nos frames-chave são refletidas nas outras janelas em tempo real.
Assim, a visualização múltipla pode ser usada para controlar a visualização da câmera. Arraste a câmera para ver uma prévia do resultado em tempo real.
A menos que você defina os atributos afetados como frames-chave, todas as alterações feitas na câmera na visualização múltipla serão apagadas quando o marcador se mover para fora do frame.
Como ajustar frames-chave
Quando os frames-chave são adicionados à linha do tempo, eles são colocados na posição apropriada, tanto na visualização superior como nas laterais. Você pode movê-los para atualizar os valores de posição deles em tempo real.
Arrastar um frame-chave ajustará automaticamente o caminho da câmera. Caso ela já esteja no caminho certo, apenas se moverá ao longo dele e a visualização será atualizada da forma adequada.
Como ajustar o alvo da câmera
Consulte Alvo da câmera.
Caminhos curvos
Caminhos curvos são criados quando o easing dos atributos de posição tem taxas diferentes. Tecnicamente, é possível adicionar caminhos curvos sem visualização múltipla. Basta aplicar eases diferentes à latitude e à longitude no editor de curvas.
A visualização múltipla facilita muito esse processo. Nas visualizações superior e laterais, os frames-chave podem ter alças de easing, assim como no editor de curvas. Essas alças podem ser usadas para mudar a curva do caminho.
Para criar alças de easing em um frame-chave, pressione Ctrl ou Alt enquanto arrasta para fora do frame. Seu caminho será ajustado de forma dinâmica com base no comprimento e na posição delas.
Pressionar Ctrl enquanto arrasta cria alças em ambos os lados do frame-chave. Já quando você pressiona Alt cria apenas uma alça no lado que você arrastar para fora. Da mesma forma, você pode pressionar Alt enquanto arrasta uma alça existente para desvincular do par.
Como aplicar easing em caminhos curvos
Ao criar alças em um frame-chave, você poderá notar que a câmera acelera para dentro/fora do frame-chave durante a reprodução. O Earth Studio tenta aplicar easing ao frame-chave para compensar o caminho curvo mas, às vezes, o valor aplicado é muito pequeno ou muito grande.
Para criar o movimento adequado, será preciso ajustar as curvas de easing manualmente no editor de curvas. Cuidado para não alterar a curva espacial do caminho. Então, lembre-se das regras a seguir:
- Pressione Ctrl⇧ enquanto arrasta as alças de easing para bloqueá-las no eixo X. Quaisquer alterações no posicionamento vertical das alças alteram a curva.
- A posição horizontal delas precisa ser a mesma para latitude e longitude. Se você arrastar uma alça para fora de 20 frames em uma delas, arraste também 20 frames na outra.
Suavização de caminho
Ao criar três ou mais frames-chave, convém "suavizar" os frames intermediários para evitar uma queda súbita no movimento da câmera. Você pode fazer isso com o comando suavizar caminho. Basta clicar com o botão direito em um frame-chave e selecionar Suavizar caminho no menu para atenuar automaticamente com base nos frames anteriores e posteriores. Também é possível clicar em Ctrl em qualquer frame-chave linear.
Suavização automática
Você deve ter notado que o Earth Studio às vezes cria alças automaticamente para suavizar uma curva no caminho da sua câmera. A suavização automática é aplicada a frames-chave lineares no caminho, toda vez que um frame é criado, a menos que você tenha o definido explicitamente como linear.
Isso só afeta os frames-chave intermediários. Por exemplo, se você criar três em sequência, apenas o segundo será suavizado de forma automática.