Animação do espaço
Para trabalhar com o Earth Studio, precisamos lidar com grandes alterações na escala, o que resulta em alguns problemas na animação. Para neutralizar essas questões, usamos um recurso chamado Adaptação logarítmica.
Visão geral
Uma câmera que se move a uma velocidade constante em direção à Terra parece se mover muito mais rápido, quanto mais se aproxima do planeta. Isso está relacionado à percepção humana porque nossos pontos de referência na Terra parecem aumentar de forma muito mais significativa à medida que nos aproximamos da superfície. Assim, nossos cérebros entendem que estamos nos movendo mais rápido.
Isso é um problema na maioria das animações.
O Earth Studio oferece um recurso experimental chamado Adaptação logarítmica para neutralizar o efeito de aceleração. Quando ativado, ele moverá a câmera mais rápido no espaço e mais lentamente à medida que se aproxima da Terra. É chamado de logarítmico porque o Earth Studio usa uma fórmula praticamente logarítmica para calcular essas alterações.
O movimento resultante compensa nossas deficiências perceptivas e parece perfeitamente linear/constante.
Para movimentos simples, a adaptação logarítmica é altamente eficaz. No entanto, para animações mais avançadas, o uso dela acarreta algumas deficiências e considerações, que serão abordadas abaixo.
Como ativar a adaptação logarítmica
Em projetos de início rápido, o Earth Studio detecta automaticamente quando a adaptação logarítmica é necessária e a ativa com base nessa informação. Para outros projetos, será preciso ativá-la de forma manual no menu Animação > Avançado.
Conforme explicado acima, a adaptação logarítmica é necessária em animações com mudanças significativas de altitude. Ao planejar um movimento como esse, ative o recurso antes de começar a animação. Dessa forma, fica mais fácil entender como os atributos são afetados para que você possa ajustá-los da forma adequada.
Como definir a latitude / longitude
A altitude não é o único fator a ser considerado ao criar animações grandes com uma perspectiva uniforme. Uma descida "linear" à Terra revela a magnitude das mudanças laterais (longitude e latitude).
Imagine um movimento de milhares de quilômetros por segundo sobre a Terra. No espaço, isso não parece muito rápido. Mas e a algumas centenas de metros do chão? Não é uma sensação agradável.
Os atributos de posição são totalmente codependentes e é por isso que estão vinculados no Earth Studio. Quando a adaptação logarítmica é aplicada, o Earth Studio encontra a diferença nos valores de altitude antes e depois dela e usa esses dados para ajustar as curvas correspondentes.
Esses ajustes são efetuados por segmento. Embora a altitude seja sempre ajustada enquanto a adaptação logarítmica está ativada, a latitude e a longitude podem não ser afetadas. Isso é importante ao lidar com o editor de curvas ou com animações que apresentam vários frames-chave.
Editor de curvas
O objetivo da adaptação logarítmica é criar um movimento perceptualmente linear, mas os valores de posição necessários para isso resultam em curvas não lineares. Se as curvas fossem exibidas dessa forma no editor, seria impossível fazer ajustes de easing como faríamos normalmente.
Para que você possa usar o editor de curvas, o Earth Studio altera a exibição e o ajuste das curvas de posição nessa visualização quando a adaptação logarítmica é aplicada.
Altitude
A altitude é o atributo com os ajustes mais significativos, tanto que os valores são exibidos em uma escala logarítmica no editor de curvas. Isso neutraliza visualmente os ajustes logarítmicos dos dados de altitude.
Em um gráfico com escala logarítmica, um pixel próximo ao topo do gráfico é responsável por uma distância maior do que um pixel na parte inferior. Isso se reflete nas medições do lado esquerdo do gráfico.
Uma curva linear nessa visualização representa uma animação que "parece" linear. Você pode adicionar e ajustar as alças de easing como faria normalmente, e a animação parecerá refletir a curva com precisão.
Latitude e longitude
As curvas de latitude e longitude são exibidas com a escala padrão do gráfico, mas são um pouco mais complicadas de se trabalhar quando a adaptação logarítmica está ativada.
Se você observar um dos atributos no editor de curvas, notará que alguns segmentos são exibidos como uma linha pontilhada. Isso representa um segmento afetado pela adaptação.
Os segmentos afetados são precisos no gráfico, e qualquer ponto na curva reflete o valor real no ponto da animação depois do ajuste. Mas como a adaptação é aplicada sobre as curvas existentes, as alças de easing param de funcionar. Elas influenciarão a forma do gráfico, mas não afetarão o gráfico de um para um como em um movimento normal.
Isso não causa problemas perceptíveis em animações de dois frames-chave. Já em animações com três ou mais frames-chave, pode haver problemas.
Como trabalhar com animações com vários frames-chave
A adaptação logarítmica pode causar problemas quando usada em animações com mais de dois frames-chave, como um zoom do espaço que se transforma em um movimento orbital ao redor de um edifício. Nesses casos, você pode notar uma parada ou um salto indesejado no caminho da animação.
Se você se deparar com problemas, amplie as áreas em questão no editor e ajuste as alças de easing para suavizar a curva. Movimentos bruscos na curva, como quando ela entra em um frame-chave em um ângulo diferente do anterior, causarão erros na sua animação.
Estamos estudando maneiras de melhorar o trabalho com animações em grande escala. Portanto, esse recurso se tornará mais confiável ao longo do tempo.